Encontre aqui

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Hábitos da gauchada

Oi meninas, tudo bem?

Ontem, na minha hora de insônia, estava olhando o Bom Dia Rio Grande, na RBS TV (afiliada da Rede Globo) e apareceu um dado bem preocupante.

Vou copiar na íntegra a reportagem do G1.

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (10) pelo Ministério da Saúde apontou dados preocupantes para a população de Porto Alegre. De acordo com os números, a capital gaúcha tem o maior número de fumantes do Brasil e também o maior índice de pessoas cima do peso ideal do país. Mais de 54 mil pessoas foram entrevistadas para o levantamento, que busca saber mais hábitos da população brasileira.

O Ministério da Saúde considera "acima do peso" as pessoas com um IMC (Índice de Massa Corporal) mais elevado do que 25. O IMC é calculado dividindo o peso pela altura ao quadrado. Acima de 30 no IMC faz a pessoa ser considerada "obesa".

Porto Alegre é a capital que possui a maior quantidade de pessoas com excesso de peso (55,4%), seguida por Fortaleza (53,7) e Maceió (53,1). Na outra ponta da lista, com a menor proporção de pessoas com sobrepeso, estão São Luís (39,8%), Palmas (40,3%), Teresina (44,5%) e Aracaju (44,5%).

A capital gaúcha fica em segundo lugar no número de obesos, atrás apenas de Macapá, com 21,4% do total da população. Porto Alegre tem 19,6%.
Porto Alegre também é a capital onde mais se fuma no país. Entre os homens, 24,6% dos gaúchos são tabagistas. Entre as mulheres este índice cai um pouco e chega aos 20,9%. Cerca de 10% da população do Rio Grande do Sul fuma mais de 20 cigarros por dia. Mas o número de fumantes está caindo no Brasil. No mesmo levantamento, a taxa de fumantes ficou em 14,8% – é a primeira vez que o número cai para menos de 15%. O número de fumantes pesados – que fumam mais de 20 cigarros por dia – também caiu e está em 4,3%.

E sério gente, sem pesquisa nenhuma, eu já imaginava este dado. O que eu vejo de gente acima do peso pelas ruas é incrível. E o número de fumantes só cresce.

Na minha opinião, acredito que esses dois fatores são questões culturais.
1. Aqui no RS existe muito o costume do tabaco até pela regionalização (parte do tabaco do Brasil é produzido no Estado).
2. No verão o RS é MUITO QUENTE. Muita gente acha que o Estado faz um frio danado todo ano. Mas o verão é insuportavelmente quente. Só que durante o outono e o inverno, o clima fica MUITO frio, e as pessoas ficam tapadas. Acho que isso faz com que os gaúchos não se preocupem tanto com o shape quanto os cariocas, por exemplo.

De uma certa forma, o clima aqui influencia de uma maneira vantajosa e desvantajosa. Vantagem: o frio ajuda a ter fome, e para o off, e dietas de hipertrofia, ele incentiva. A desvantagem é que a fome e a vontade de comer porcaria andam juntas. E sem o incentivo de ir a praia todo fim de semana, os deslizes ficam mais frequentes =/.

Beijos a todas.

2 comentários:

  1. Acho que os motivos que você citou fazem sentido mas tem o hábito do churrasco também. Uma vez vi uma reportagem de que a maioria dos gaúchos não abre mão (mostraram até os prédios com churrasqueiras na sala!) e ainda com aquela gordura! Aí não dá, né :)
    Beijos,
    Tati

    ResponderExcluir
  2. Oi Tati. Realmente, faz todo o sentido. Gaúcho come muita carne, e dificilmente abre mão da gordura. Eu mesma, carne vermelha como no mínimo 1 vez por semana, e isso porque eu controlo. Peixe é uma coisa raríssima, e churrascarias existem em toda a esquina.

    bjs,

    ResponderExcluir