Encontre aqui

terça-feira, 29 de maio de 2012

Desafio dos 21 dias - dia 5 (e o gene da sobrevivência)

Oi gurias, tudo bem?

Ontem me pesei. Estou com 65,5kg. E sinceramente, não sei se fico feliz ou triste.
Sim, eu estou treinando pra hipertrofiar. Sim, eu ando comendo pra hipertrofiar. Sim, é normal o peso aumentar. Mas não sei... Acho que por durante muito tempo eu ter sido gordinha, ver o peso aumentar me deixou triste. Saí da balança direto pro carro com cara de poucos amigos e meu namorado tentou me animar e tal. Mas sabe quando aquilo não te anima?

Enfim, preciso preparar meu psicológico a este respeito hehehe.

Minha segunda-feira foi ótima. Segui a dieta certinho e fiz um ótimo treino de perna (vou resumir rapidinho)

Rotina 28/05 - sexta-feira

* Café da manhã: leite desnatado com café preto + 1 fatia de pão integral
* Lanche da manhã: 1 barra de proteína
* Almoço: macarrão integral + 1 colher de sopa de requeijão light + 100 gramas de frango
* Lanche 1: 1 iogurte light
* Lanche 2 (pré-treino): Amino Liquid (1 colher de sopa) + 1 banana
* Pós-treino: whey MHP chocolate (1 dose) + leite de soja 0% gordura, sabor frapê de coco + banana
* Janta: 1 filé de frango (100g)

DIA 5 - OK!


FALTAM 16 DIAS!

Andei conversando ontem com a nutri da academia (sorry, não lembro o nome dela), falei um pouco sobre minha dieta e ela disse que estou comendo pouco carboidrato e que isso pode estimular meu gene da sobrevivênvia. WHO?

Fiquei pasma, e desculpem a ignorância se vocês estão cansadas de saber do assunto, mas eu particularmente não sabia.

Segundo ela: O gene da sobrevivência é um gene que herdamos diretamente dos nossos queridos homens das cavernas. Como os homenídeos (expressão que ela usou) caçavam pra comer, e as vezes ficavam muitos dias sem comer, devido à escassez de alimento, o gene da sobrevivênvia foi que fez a nossa espécie sobreviver literalmente, estocando os nutrientes em forma de gordura, pra manter a raça humana viva.

Jogando no Google (fonte do Saude em movimento)

Um gene que contribuiu para a sobrevivência dos homens das cavernas nos períodos de escassez de alimentos parece ser um deflagrador da obesidade e do diabetes, informaram pesquisadores alemães, em um simpósio dos Estados Unidos.
Os pesquisadores disseram que o gene aparentemente leva o corpo a estocar gordura para consumo posterior. Os cientistas disseram que essa poderia ser uma importante explicação para a tendência hereditária de ganho de peso, especialmente entre os negros.
Seu trabalho mostra que cerca de 90 por cento dos negros, 50 por cento dos orientais e 30 por cento dos brancos são portadores de pelo menos uma cópia do gene.
"Esse gene era vantajoso em tempos de escassez de alimento", lembrou o doutror Achim Gutersohn. "Mas com os confortos modernos pode causar obesidade".
As relações entre os genes, o estilo de vida e a saúde são de crescente interesse para os pesquisadores, e essa associação parece ser especialmente complexa na forma como as pessoas ganham peso.
Especialistas acreditam que talvez 30 ou 40 genes podem aumentar a tendência para a obesidade. Mas esses genes interagem com outros tanto quanto com os exercícios físicos e os hábitos alimentares.
"Essa é uma indicação que mostra para onde está indo a medicina, no campo das relações entre os genes e o meio ambiente", acredita o doutor Robert H. Eckel, do Centro de Ciências de Saúde da Universidade do Colorado, nos EUA.
Eckel prevê que, futuramente, os médicos vão procurar rotineiramente pelos genes que aumentam o risco de obesidade, e drogas poderão ser desenvolvidas para específicos perfis genéticos.
Ainda assim, enfatiza, os hábitos alimentares e o exercício são, provavelmente, muito mais importantes que os genes na determinação do excesso de peso.
De fato, os pesquisadores alemães descobriram que os exercícios podem neutralizar os efeitos nocivos do gene estudado.
As pessoas que praticam exercícios apenas duas horas por semana parecem escapar da tendência genética para ganho de peso.
Todo mundo herda duas cópias de todos os genes durante a concepção. O grupo de alemães se concentrou em um que produz proteínas G, substâncias que carregam mensagens da superfície das células até seus núcleos.
Uma variedade normal desse gene é chamada de GNB3 825T allele.
Os pesquisadores descobriram que as pessoas que herdaram duas cópias desse particular tipo de gene são três vezes mais suscetíveis à obesidade que as que têm apenas uma cópia ou duas variações completamente diferentes do gene.
O gene parece ser especialmente importante depois do parto, quando as mulheres precisam reduzir o peso que acumularam durante a gravidez.
Aquelas com duas cópias do gene, caso não fizessem exercícios, eram seis vezes mais propensas a conservar seus gramas extras.
Em todo o mundo, os pesquisadores descobriram que cerca de 60 por cento dos negros possuem duas cópias do gene, se comparado aos 20 por cento dos asiáticos e 10 por cento dos brancos.
No trabalho com jovens alemães, o grupo descobriu que oito por cento dos que tinham peso normal possuíam duas cópias do gene, e entre as pessoas obesas esse número chegava a 23 por cento. 

A nutri me disse que esse gene é "ativado" também quando fazemos um intervalo muito grande entre as refeições, e também quando fazemos uma dieta MUITO restritiva, e que isso pode sim, nos ajudar a estocar gordura, mesmo não sendo obesos.


Sério, me apavorei hahaha

E hoje, pra nos inspirar a sair correndo pra academia, a linda Manuela Barros




Bjs e bons treinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário