Encontre aqui

quinta-feira, 24 de maio de 2012

O Metabolismo

Oi gurias, tudo bem?

Muito se fala em metabolismo acelerado, ou lento. Muita gente gordinha culpa o metabolismo lento de não conseguir emagrecer. Muitas vezes realmente é uma das razões (entre os maus hábitos).

Mas afinal, o que é metabolismo e o que ele faz?
O metabolismo é um conjunto de reações químicas responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula.
Resumindo: síntese = anabolismo, quebra = catabolismo.
A quantidade de calorias para manutenção das funções vitais do organismo (respirar, funcionamento cardiovascular, funcionamento cerebral, por exemplo) é chamada de taxa de metabolismo basal. No geral, pessoas com metabolismo lento engordam com facilidade, e pessoas com metabolismo acelerado não possuem grandes estoques de gordura.

Portanto, é bem importante acelerar o metabolismo já que gordura, no geral, é a vilã de quem quer ter um corpo bonito.

Aí vão algumas dicas para acelerar o metabolismo:

1. Faça musculação - O tecido muscular é metabolicamente ativo e necessita de energia mesmo quando está em repouso, ao contrário do tecido adiposo.
Pessoas com mais músculo gastam mais calorias. Uma comparação que eu gosto, que meu namorado usou para me explicar: é como comparar dois carros, um motor 1.0 e outro motor 2.0. Mesmo andando à mesma velocidade, o motor 2.0 vai gastar mais gasolina, simplesmente porque o motor exige. Mesma coisa uma pessoa com mais músculo. Gasta mais energia em qualquer situação (e também precisa de mais combustível).

2. Ingira ácidos graxos essenciais (gordura do bem) na alimentação - as gorduras boas são necessárias para a produção de hormônios e para a construação de membranas celulares.

3. Todo estímulo é um estímulo - acredite: subir escadas, descer numa parada de ônibus antes da certa, qualquer mínimo esforço, já é um estímulo, que faz milagres na hora de acelerar o metabolismo.

4. Não abuse das dietas hipocalóricas - dietas muito restritivas fazem o organismo ativar o "instinto" de sobrevivência, e armazenar calorias, ao invés de gastá-las. Isso vale também para ficar períodos muito longos sem comer.

5. Aumente o consumo de proteínas - 30%! Eu disse 30% das calorias obtidas através de proteínas são utilizadas já no processo de digestão. Isso é MUITA coisa.

6. Faça aeróbicos de alta intensidade - O cardio é super importante na hora de acelerar o metabolismo. por isso vemos tantas pessoas que comem bastante, mas que pelo aeróbico intenso, não engordam.

7. Prefira grãos integrais - As cadeias moleculares dos alimentos integrais são mais complexas e difíceis de quebrar. Portanto a digestão delas é mais difícil, e consequentemente, acelera o metabolismo.

8. Prefira água gelada - O corpo humano tem a média de 36ºC de temperatura. Quando bebemos água gelada, o corpo gastará mais energia pra deixar a água gelada na temperatura corporal.

9. Durma bem - uma noite de sono é ESSENCIAL para manter o gasto calórico diário na taxa ideal, além de ser na hora do sono que o hormônio GH (hormônio do crescimento) é liberado no organismo.

10. Coma mais pela manhã - Especialistas recomendam que se coma mais no início da manhã, que é quando o corpo precisa de mais energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário