Encontre aqui

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Anvisa emite alerta sobre consumo de suplementos

Oi gurias, tudo bem?

Hoje saiu uma reportagem na Zero Hora, principal jornal do Rio Grande do Sul, sobre o Jack 3D. Reproduzo na íntegra pra vocês.



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou ontem um alerta sobre o consumo de suplementos alimentares com substâncias proividas e seus riscos à saúde.
O informe da agência destaca os efeitos tóxicos causados no organismo pela dimenthylamyne (DMAA), estimulante usado para aumentar o rendimento esportivo cobnsiderado como doping pela Agência Mundial Antidoping. Em reportagem publicada no caderno Vida do dia 5 de maio, Zero Hora denunciou a venda ilegal de suplementos com essa substância na capital.

Com uso de câmera escondida, ZH constatou que o suplemento Jack3D, que contém o ingrediente proibido, estava sendo vendido em duas de 10 lojas da cidade visitadas entre março e abril. O produto, comprado por R$ 180,00 em uma das lojas, foi entregue ao Ministério Público (MP), que inquérito civil para apurar a venda do suplemento nos locais flagrados pela reportagem.

O forte apelo publicitário e a expectativa de resultados mais rápidos contribuem para o uso indiscriminado dessas substâncias por pessoas que desconhecem o verdadeiros risco envolvido - afirma o diretor de Controle e Monitoramento Sanitário da Anvisa, José Agenor Álvares.

Conforme alerta da Anvisa, o DMAA tem efeitos estimulantes sobre o sistema nervoso central e pode causar dependência, além de outros efeitos adversos, como insuficiência renal, falência do fígado e alterações cardíacas. Em certos casos, pode levar à morte.

No dia 3 de julho, a Anvisa inluiu essa susbtância na lista de proscritas no país, o que impede a importação dos suplementos que contenham o ingrediente, inclusive para consumo pessoal. Além do Jack3D, o DMMa é encontrado no Oxielite Pro e no Lipo 6 Black. A agência recomenda a quem adquiriu esses produtos buscar a orientação com as autoridades sanitárias locais para dar a destinação adequada.

Minha opinião: nunca tomei nenhum desses 3 suplementos. No entanto sou meio suspeita pra falar. A Anvisa adora proibir suplementos, mas mantém cigarro e álcool livre para vendas. Não digo que deveriam proibir, mas não acho que eles proíbam porque faz mal, e sim porque há outros interesses envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário